MCN - Missão Cristo para as Nações

O que temos de Pedro em nós

Lc. 22. 31-34

O apóstolo Pedro era um homem de características fortes, com personalidade sanguínea (impulsivo, exagerado, falava antes de pensar). Podemos dizer que era um homem de contrates, mudava de um extremo para o outro rapidamente. Ora se deixava ser usado por Deus, ora dava lugar ao inimigo. Por exemplo: Jo. 13.8. No lava pés. Jesus foi lavar os pés dos discípulos e aproximando-se de Pedro ele disse: Nunca me lavarás. Jesus respondeu: Se eu não te lavar não tens parte comigo. E ele logo falou: Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça (exagerado). Quando Jesus caminhou sobre o mar. Jesus foi se encontrar com os seus discípulos que estavam no barco, em alto mar, e os discípulos temeram pensando ser um fantasma. Pedro disse “Senhor se és tu me manda ter contigo” (impulsivo) e Jesus disse: “vem”, e Pedro andou sobre as águas. Mas logo percebendo que estava andando sobre o mar, afundou. Quando os soldados chegaram para prender Jesus. Ele tomou uma espada e cortou a orelha de um soldado (impulsivo) e Jesus foi e colou, sarou a orelha do soldado. Pedro foi chamado por Jesus para ser seu discípulo, mas por tantas vezes falhou e até negou Jesus. Imagino como ele deve ter constrangido Jesus em alguns momentos por ser impulsivo. Imagino como ele deve ter entristecido Jesus por falar e agir sem pensar. Nessa passagem que nós lemos Jesus diz para Pedro que Satanás pediu para peneirá-lo como trigo, mas que rogou por ele. E Jesus revelou que Pedro ainda não tinha se convertido. “Tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos”. Pedro ainda quis posar de bom discípulo dizendo para Jesus: “Senhor, estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão como para a morte”. E Jesus que conhece os pensamentos, os corações, disse: “Afirmo-te, Pedro, que, hoje, três vezes negarás que me conheces, antes que o galo cante”. Jesus sabe quem está pronto e quem não está. Nós não sabemos. A Bíblia diz que enganoso é o coração do homem, desesperadamente corrupto. Olhando para Pedro, será que achamos algo dele em nós? Gostaria de destacar alguns pontos sobre Pedro para refletirmos:

Agia conforme as circunstâncias

O primeiro contato de Pedro com Jesus foi marcante. Ele foi levado a Jesus por seu irmão, André. Quando Jesus olhou para ele disse: “Tu és Simão (que significa “ouvir”), o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)”. Jesus já falou de uma transformação na vida desse homem. “Você será chamado pequena pedra”. Mas durante sua caminhada com Jesus Pedro agia conforme as circunstâncias. Lc. 5.1-11 Pedro, Tiago e João tinham passado a noite pescando sem conseguir resultado e quando estavam lavando as redes Jesus subiu no barco de Pedro e pedindo que se afastasse mandou lançarem novamente as redes ao mar e eles apanharam muitos peixes que quase afundaram o barco. O Senhor disse que a partir daquele momento seriam pescadores de homens e eles deixando tudo, seguiram Jesus. MT. 19.27 Ele falou para Jesus: “Eis que nós tudo deixamos e te seguimos; que será, pois de nós?” Interesseiro! Mas o que era esse tudo que ele deixou? O seu trabalho de pescador. Porque não deixou mulher, casa, nem a sogra ele deixou (Lc. 4.38,39). Mt. 16.16 Ele declara que Jesus é o Filho do Deus vivo. Nesse momento ele foi usado por Deus (v.17). Mas em outro momento, quando Jesus falou da Sua morte e ressurreição ele chama Jesus à parte e o reprova (repreende). Jesus na mesma hora disse: “Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim dos homens”. (v. 23). Pedro era imprevisível, inconstante. Ele não tinha um padrão de comportamento equilibrado. Era o tipo de pessoa que reagia diferente nas situações que surgiam. No Getsêmani, quando os soldados chegaram para prender Jesus ele tomou uma espada e cortou a orelha do soldado. Sanguíneo. Se irava com facilidade. A situação era tensa, Jesus estava angustiado, estava sendo preso e Pedro ainda dando mais trabalho para ele. Jesus foi e curou o ferimento no soldado, restaurando sua orelha. E Pedro, o que fez? Seguiu Jesus de longe e negou Jesus três vezes e depois o galo cantou. Porque ele negou Jesus? Porque não estava completamente comprometido, seu propósito não era firme, sua fé não era firme e teve medo de ser preso, de morrer. Ele disse para Jesus que estava pronto para morrer e ser preso com Jesus, mas provou o contrário. Pedro era emocionalmente instável. As circunstancias não podem pautar a nossa vida. Nós não podemos agir adequadamente somente quando as coisas nos forem favoráveis, porque temos que enfrentar mais situações desfavoráveis do que favoráveis. Essa é a nossa luta. Temos que ser firmes, constantes, previsíveis. Se não formos assim seremos pessoas demasiadamente difíceis, porque difícil todo mundo é.

Precisou ser confrontado

Lc. 22.59-62 Foi com certeza uma cena muito forte! O galo cantou e Jesus olhou fixamente nos olhos de Pedro. As palavra de Jesus soaram nos ouvidos de Pedro como nunca antes. Ele ficou profundamente triste, chorou amargamente. Sentiu a dor que causou a Jesus! A dor do seu pecado. Ele mentiu, negou o Seu Senhor. Rejeitou todos os momentos que passou ao lado de Jesus quando o negou. Imagino como ele ficou mal por ter sido covarde, ingrato, infiel. Que grande besteira ele fez! Esse choro amargo é o choro de arrependimento. Como estava arrependido! Lembrar do olhar de Jesus e das palavras de Jesus foi o grande confronto para Pedro. Ali a máscara caiu! Ele não poderia mais falar sem pensar. Não poderia mais exagerar para chamar a atenção. Chegou o momento de converter!(v.32). Converter é mudar de direção. No grego é metanóia. Mudança de mente, de comportamento. O confronto foi a oportunidade para ele mudar de vida. Pedro não poderia ser mais como antes (impulsivo, egoísta, soberbo, interesseiro, inconstante, covarde, ingrato, infiel, mentiroso). Teria que ser um homem firme, constante, fiel, verdadeiro. Um novo homem. Ele entendeu isso. Entendeu que precisava ser moldado. Muitos estão com suas mentes cauterizadas, acostumados com o pecado que nem dói o fato de pecar contra o Senhor. Mentem com facilidade, usam de artifícios para enganar e passar por “certinhos”. Podemos esconder nossos pecados de outras pessoas. Podemos até enganar a nós mesmos, achando algum raciocínio para justificar os nossos próprios pecados. Mas jamais esconderemos o nosso pecado de Deus. Ele vê tudo, e julgará a todos.

Amadureceu depois das provas

Depois de passar por essas provas, Pedro amadureceu. Uma das passagens mais conhecidas sobre Pedro é quando Jesus lhe pergunta por três vezes se ele o ama. Jesus perguntou se esse amor era o amor de entrega, de renúncia, o amor que Jesus demonstrava. Mas Pedro, respondeu que amava com um amor inferior. Não foi arrogante, não foi soberbo, foi sincero. E Jesus disse para ele cuidar das Suas ovelhas, ou seja, cuidar das vidas, das pessoas. E usando o texto principal dessa palavra, Jesus estava dizendo para ele: “fortalece os teus irmãos”. Depois que Jesus foi assunto ao céu, Pedro tomou outra postura. Se levantou como um grande líder de Deus. Ele identificou a necessidade de completar a equipe de 12 e foi escolhido Matias. Em um só dia quase três mil pessoas se converteram com a pregação de Pedro. Ele foi usado tremendamente para curar, foi preso por pregar a mensagem de Jesus, discerniu o espírito maligno que estava por trás de Ananias e Safira, demonstrou amor ao pregar aos gentios (Cornélio). Pedro foi moldado pelo Espírito Santo e se transformou num dos principais líderes da igreja primitiva.

Conclusão: O que temos de Pedro em nós? Será que o temperamento e o comportamento dele antes da real transformação? Será que temos agido conforme as circunstâncias e deixado o nosso eu prevalecer? Será que dizemos que somos discípulos de Jesus, mas o negamos? Quantas vezes agimos sem pensar, falamos o que vem à nossa mente e por isso magoamos, ferimos, as pessoas que amamos. Quantas vezes somos impulsivos e pecamos! Deus não se agrada de vida de aparência, de mentira. O olhar de Jesus está sobre nós. Ele olha fixamente para nós. Ele sabe se o negamos com palavras, com pensamentos, com posturas. Pedro recebeu misericórdia e teve a oportunidade de ter uma vida diferente e da mesma forma, o Senhor nos oferece uma vida diferente.

Pra. Silvia Sales Marinho, líder da MCN. Rio Branco. Acre. Brasil

8 comentários

Wastin' away on this blog again...searching for my lost mouse...some people say there's a webmaster to blame...but i don't. It's my own darn fault.
01/10/10 @ 07:10
Failures do what is tension relieving, while winners do what is goal achieving.
13/10/10 @ 15:05
Comentário de: webcamsex [Visitante] · http://slutcorner.com
.I think you're good if you ask me.
15/10/10 @ 12:04
Comentário de: Meet the Parents - Little Fockers [Visitante] · http://fockersuk.com
brilliant topic have you seen the Fockers UK site yet? http://fockersuk.com
20/12/10 @ 16:58
Comentário de: mold testing Boston [Visitante] · http://bostonmoldtesting.net
Its like you read my mind! You appear to know so much about this, like you wrote the book in it or something. I think that you can do with a few pics to drive the message home a bit, but other than that, this is magnificent blog. A fantastic read. I'll definitely be back.
24/01/11 @ 15:47
Comentário de: Volledig Casco [Visitante] · http://www.i-autoverzekering.net/
readig this was fun
28/01/11 @ 21:08
Comentário de: free beat machine [Visitante] · http://www.rapbeatloops.com/
it was very interesting to read.I want to quote ur post on my website. ok?
21/02/11 @ 07:49
Comentário de: credit scores [Visitante] · http://www.eonlinecreditreport.com
I’ve recently started a website, the contest you provide on this blog has helped me tremendously. Thank you for all of your time & work.
22/02/11 @ 09:20

Esse post tem 86 feedbacks esperando moderação...

Deixe seu comentário


Seu endereço de e-mail não será revelado nesse site.

Sua URL será exibida.
(Quebras de linha se tornam <br />)
(Nome, e-mail & website)
(Permitir que usuários o contatem através de um formulário eletrônico (seu e-mail não será exibido.))
PHP Warning: Unknown(): Unable to load dynamic library 'C:\Program Files\Parallels\Plesk\Additional\Php\extensions\php_mcrypt.dll' - The specified module could not be found. in Unknown on line 0