MCN - Missão Cristo para as Nações

Antes que eu te formasse

 

Jr. 1.4,5

Esse é um dos textos mais lindos da Bíblia porque fala do propósito de Deus para vida de todo aquele que vêm à existência, não somente para o profeta Jeremias, mas para você e para mim.

Durante o tempo que estamos no ventre materno estamos crescendo dia após dia, durante nove meses, recebendo no nosso corpo informações genéticas (DNA) que vão definir como seremos: cor da pele, tipo de cabelo, cor dos olhos, altura, etc. Também recebemos informações emocionais e espirituais. Tudo isso acontece enquanto somos formados no ventre. Recebemos uma bagagem ainda no ventre, durante todo o processo da gravidez. São tantas informações que são necessários nove meses para uma criança nascer.

Mas o que Deus estava dizendo para Jeremias é que antes disso tudo acontecer ele já o conhecia, já o amava, já tinha planos para a sua vida. Deus sabia como seria a inclinação do seu coração, seu comportamento, mesmo antes de nascer, ou seja, antes de mostrar alguma coisa, de fazer alguma bondade ou maldade, Deus já o conhecia.

Então, com base nessa palavra, podemos dizer que, para todo aquele que vem à existência, há um projeto de Deus para a sua vida. Ninguém vem ao mundo por acaso.

Mesmo que você não tenha sido planejado por seus pais você foi planejado por Deus.

Gostaria de compartilhar com vocês o que Deus ministrou ao meu coração sobre Seus planos para cada um de nós.

Te conheci

O Senhor diz: “antes que eu te formasse no ventre materno eu te conheci”.

Significado de formar segundo o dicionário Aurélio: (Criar, dando forma. / Dar certa configuração a; fabricar, fazer: formar letras. / Tomar o aspecto, a forma de: colinas que formam um anfiteatro. / Conceber: formar um projeto. / Constituir: a bondade forma o fundo de seu caráter. / Instruir: formar o espírito. / Amoldar, educar: formar um adolescente. / &151; V.i. Entrar em formatura: a tropa já formou. / &151; V.pr. Ir-se desenvolvendo; progredir. / Concluir o curso de uma faculdade; doutorar-se. / Educar-se, instruir-se, preparar-se).

Significado de conhecer: Ter a idéia, a noção mais ou menos precisa de alguma coisa: conhecer o nome, o endereço de alguém. / Manter relacionamento com alguém: conhecer um ministro, um embaixador. / Saber: conhecer o grego. / Ter grande prática em certas coisas: conhecer o mundo. / Provar, experimentar: conhecer a miséria. / Considerar: só conhece seu próprio interesse. / Distinguir, apreciar, observar. // Fazer-se conhecer, declinar o nome; fazer-se apreciar, adquirir reputação. / Direito Ser competente para julgar. / &151; V.pr. Ter uma justa idéia de si próprio: "Conhece-te a ti próprio" foi a máxima de Sócrates.

“Antes que eu te desse forma, eu te já sabia a teu respeito”. É como se o Senhor dissesse a Jeremias que o conhecia como ninguém mais o conhecia. “Eu te conheço como a palma da minha mão”.

Tem uma expressão popular que diz que para conhecermos uma pessoa temos que comer um quilo de sal com ela. Ninguém come um quilo de sal de uma vez. Uma dona de casa demora a usar um quilo de sal porque o sal é só uma “pitada” para dar o tempero, o sabor. Então, para realmente conhecermos alguém se leva tempo. Assim também acontece com os casais.

Em Salmos 139.15,16 o salmista diz: “os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda”.

Deus sabia perfeitamente quem era Jeremias. Conhecia seus temores, conhecia profundamente o interior da sua alma. Ele sabia por que o estava escolhendo.

Ninguém nasce sem sentido. Ninguém nasce sem propósito. Todos nós somos chamados por Deus para realizarmos Seus planos.

Deus te conhece, sabe teu nome, sabe onde você mora, sabe onde trabalha, onde estuda, o que come, com quem conversa e nem precisa contratar um detetive para descobrir isso. E mesmo com de tudo isso, conhece além do superficial. Conhece o que ninguém mais conhece.

O Senhor nos conhece porque ele está ao nosso lado dia e noite, todos os dias, faça chuva ou faça sol, esteja bem ou esteja mal, ele está ao nosso lado. Ele realmente nos conhece. E mesmo que queiramos fugir dele não podemos!

Salmos 139.1-10: “Senhor tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conhece todos os meus caminhos. Ainda que a palavra me não chegou à língua, e tu, Senhor, já a conheces toda. Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão. Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir. Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá”.

Te consagrei

O Senhor diz: “antes que saísses da madre, te consagrei”. Ou então: “antes que saísses da madre te santifiquei”.

Consagrar: Dedicar a Deus: consagrar uma pessoa, uma igreja. / Religião católica Fazer, na missa, a consagração do pão e do vinho. / Tornar durável: consagrar a lembrança de uma vitória. / Empregar, destinar: consagrar seu tempo ao estudo. / Autorizar, sancionar, ratificar: palavra que o uso consagrou. / &151; V.pr. Dedicar-se, empregar todo o tempo a: consagrar-se a uma obra meritória.

Quando Deus nos chama ele nos santifica. Esse é o processo que Deus usa conosco: nos consagra, nos santifica.

Porque é preciso desse consagração? Porque temos que ser exclusivamente do Senhor. Temos que ser dele e amá-lo com todo o nosso ser. Separados para ele.

Dt. 6.4,5: “ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força”.

Deus é santo, ou seja, ele é essencialmente puro, soberanamente perfeito. Nós nascemos envolvidos pelo pecado porque pelo pecado (erro) de um todos fomos atingidos. Portanto, precisamos de uma consagração.

Talvez você não tenha sido consagrado ao Senhor por sua mãe quando estava no ventre e talvez nem depois que nasceu, mas o Senhor diz: “eu te consagrei”.

Conhecemos histórias de tribos indígenas e algumas seitas que praticam a bruxaria e que consagram crianças recém nascidas a algum demônio, a satanás. Isso é terrível. Muitos roubam as crianças para fazerem esse tipo de sacrifício.

Por isso temos que consagrar nossos filhos ao Senhor desde o momento que sabemos que ele já existe no ventre.

Testemunho:

Quando eu nasci, há 34 anos atrás em Sena Madureira, as mulheres tinham seus filhos em casa e quem fazia os partos eram as parteiras. E tinha uma parteira que era missionária norte-irlandesa chamada Dorrie Gunning (se você quiser saber sobre ela é só digitar o nome dela no Google que vai aparecer a história dela). Ela veio para o Acre junto com seu esposo James e ela era estéril, então todas as crianças que ele trazia ao mundo ela anotava o nome no seu caderninho e os chamava de filhos. Todos os dias orava e ainda ora por cada uma dessas crianças e famílias. Então ela é para mim a mãe Dorrie. É assim que eu a chamo. Tenho muitas cartinhas delas.

Quando eu soube que estava grávida eu fiquei muito feliz, e consagrei a minha filha ao Senhor, mas eu tive uma preocupação: quem faria meu parto. E orei pedindo ao Senhor que a pessoa que fizesse meu parto fosse uma mulher de Deus, porque assim como a primeira pessoa que me pegou, que me tocou foi uma mulher de Deus assim eu queria que fosse com a minha filha. E assim Deus me concedeu.

E assim eu sempre consagrei minha filha ao Senhor pedindo que ela seja saudável, obediente, que ame a presença do Senhor e seja sensível ao Seu Espírito. Um dia estávamos num retiro e Ërika estava pregando sobre o Espírito Santo. Bia pegou a sua Bíblia e abriu e ficou em pé ao lado da Érika. Depois, no momento da oração o Senhor começou a agir e tocar nas pessoas e algumas pessoas caíram e Bia estava lá no meio. Eu ia lá e a puxava levando para o fundo do auditório e ela voltava. Fiz isso umas três vezes até que o Espírito Santo falou comigo: “Você me pediu para ela ser sensível ao meu Espírito mas não deixa ela ficar no meio do meu agir?” Eu pedi perdão ao Senhor e deixei ela ficar no meio do fogo santo.

Nossos filhos são de Deus e precisam experimentar a Sua doce presença. Amém?

Graças a Deus que Jeremias não foi abortado porque se tivesse sido não teríamos essa palavra e tantas outras. Desde o momento da concepção o feto já tem alma, já tem espírito, já tem vida. Graças a Deus eu e você não fomos abortados porque senão nossos filhos não existiriam e os planos de Deus teriam sido interrompidos.

Te constituí profeta às nações

O profeta é um porta-voz de Deus. Jeremias se tornou profeta para outras nações e seu livro está cheio de profecias relacionadas com outras nações como os egípcios, filisteus, moabitas, amonitas e caldeus.

Jeremias procurou conter a decadência e a apostasia de Judá, que foi desencadeada pela depravação moral de seus lideres. Mas seus esforços em favor da nação foram quase totalmente inúteis.

Suas exortações ao arrependimento sempre caíam em ouvidos surdos. Suas mensagens continuavam a convidar o povo a abandonar o ritualismo externo e superficial da religião para voltarem-se ao interno e real sentimento para com Deus.

Ensinava que a corrupção tem sua origem num coração ímpio (17:9), e que sem um novo coração, novas intenções e um novo espírito, o homem é incapaz de fazer o bem (13: 23). Tal mudança só poderia ser efetuada por um ato soberano e criador de Deus (24: 7; 31: 31-34).

Como outros profetas, Jeremias advertiu contra as alianças perigosas com outras nações (2:36).

Deus nos chamou para sermos profetas às nações. Sermos aqueles que vão levar a Sua palavra, o Seu amor, o Seu plano para aqueles que ainda não o conhecem. Mas você pode estar pensando: “mas Deus me chamou para ser profeta para de nações e eu moro aqui no Acre, no norte do Brasil”.

Jesus disse aos seus discípulos MT. 28.19, 20: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos”.

Mas Jesus disse que começava por Jerusalém, depois a Judéia, depois Samaria e até os confins da terra.

Então,o teu ministério com as nações começa aqui, em Rio Branco e pode chegar aos confins da terra.

Quando eu muito jovem ainda, Deus me deu essa passagem de Jeremias. Eu me sentia como Jeremias: incapaz, temerosa, tímida, mas o Senhor disse para eu não me sentir assim.

Jr. 5. 4-10.

Essa palavra sempre foi muito forte para mim. E se tornou real na minha vida.

Em 2005 fui a Bogotá pela primeira vez e lá vendo tantas nações reunidas adorando ao Senhor eu me senti nas nações.

Em 2007 fui com alguns irmãos para pregar em uma igreja em Lima, no Peru e ali Deus por sua misericórdia nos usou tremendamente para falar aqueles irmãos.

Não permita pensamentos negativos a teu respeito e ao teu chamado. Deus não se equivocou com você!

Conclusão: Antes de Jeremias nascer, Deus já havia determinado que ele seria profeta. Assim como Deus tinha um plano para a vida de Jeremias, Ele também tem um para cada pessoa. Seu alvo é que o vivamos segundo a sua vontade e deixemos que Ele cumpra seu plano em nossas vidas.

 

Feedbacks esperando moderação

Esse post tem 56 feedbacks esperando moderação...

Deixe seu comentário


Seu endereço de e-mail não será revelado nesse site.

Sua URL será exibida.
(Quebras de linha se tornam <br />)
(Nome, e-mail & website)
(Permitir que usuários o contatem através de um formulário eletrônico (seu e-mail não será exibido.))
PHP Warning: Unknown(): Unable to load dynamic library 'C:\Program Files\Parallels\Plesk\Additional\Php\extensions\php_mcrypt.dll' - The specified module could not be found. in Unknown on line 0