Rádio Online MCN | RBN FM 107.9MHz | _   NEWSLETTER | Cadastre aqui seu e-mail:
 
 
  Versão para Impressão
 


Relacionamentos que desagradam a Deus
Pv 13: 20

Observa-se, atualmente, uma geração que se diz tão apaixonada por Deus, tão cheia da unção, mas que só se manifesta nos ajuntamentos, não se vê a sua influência no dia a dia, nas faculdades, no trabalho, escolas etc. A influência tem que acontecer, assim como o sal que não é visto, mas que sua presença é incontestável no alimento. E por este texto de Provérbios, aprendemos que é impossível passar por um relacionamento sem ser influenciado por ele. Você será o resultado de suas relações, dos seus encontros. Tem um ditado que diz “Diga-me com quem tu andas que te direi quem és”, e outro que diz “Quem se mistura com porcos, farelo come”. Nós somos o resultado dos nossos relacionamentos. E por vezes não se compreede como o diabo consegue desconfigurar a obra do Espírito Santo na vida de muitas pessoas. Creio que a resposta está ai, o diabo não tem utilizado os inimigos pra conseguir atingir este objetivo e sim os amigos, ou seja, os relacionamentos de amizade. Como é a qualidade dos seus amigos? Quem são seus amigos? Como eles vêm Deus, família, vida? Como valorizam a Palavra? Como vêm o futuro? Então, vejamos qual a metodologia utilizada pelo diabo pra desconfigurar a obra de Deus na vida de uma pessoa? Vejamos em três pontos a seguir.

1) Sou como sou porque me relaciono com quem me relaciono.
Resposta para o seu hoje. Porque que você está hoje como está? Porque você se relaciona com quem você tem se relacionado. Quem vive um presente não sonhado, fica a se perguntar o que aconteceu, onde errou, onde o diabo entrou. Vive na verdade um presente de duas vidas, na teoria é uma coisa e na prática é outra. E isso faz com que a pessoa não saiba porque a dor se instalou, porque sua força sumiu e não tem coragem nem pra levantar. No Brasil acontecem cerca de 25 suicídios por dia, segunda Sociedade de Psiquiatria do Brasil. É interessante entender que o suicida quando se mata, ele não quer matar ou acabar com a vida, ele quer acabar com a dor. Suicídio é um grito desesperado pela vida. Pior do que a morte é a ausência da vida. Porque que a vida foge de nós, quem roubou essa vida da gente? Como que a vida foi sendo desconfigurada? Porque que a humanidade esta desistindo do hoje com tanta facilidade? Examinando, tem-se descoberto que uma das principais armas que o diabo tem utilizado são relacionamentos. Tem um ditado que diz "antes só do que mal acompanhado", mas hoje a realidade é outra, as pessoas dizem melhor andar mal acompanhado do que só. Remédio pra solidão não é companhia, o que mata a solidão é intimidade, comunhão. Se esse que estiver do lado, não estiver dentro, continua-se só. Porque as pessoas estão se entregando a relacionamentos na faculdade, no trabalho, na igreja, de gente que não quer nada com Deus. Que muitas vezes estão na igreja não por causa do que Deus é, mas por causa do filhos que Deus tem e do que Ele pode dar. Mas esses relacionamentos afetarão suas vidas no futuro. Deus tem um plano na sua vida e você não pode permitir que ninguém desconfigure esse plano de Deus pra você. Analise suas relações. Porque elas ajudarão a você construir ou desconstruir o teu futuro!
Não estou dizendo que você deve se afastar de todos. Estamos no mundo e nossa influencia tem que ser exercida, temos que salgar, nossa luz tem que brilhar... Estou falando daqueles com quem nós somos, que fazem parte da nossa vida, aquele com quem eu compartilho a minha alma. Reveja suas amizades.

2) Deixei de ser quem eu era, porque deixei de me relacionar com quem me relacionava.
Essa é pra quem tem saudade do passado. É pra quem acha que está num processo decadente, causado pelo fato de ter abandonado amizades, pessoas importantes, célula, escola de líderes, ministério ou outras coisas que foram muito imortantes. Estou como estou, deixei de ser quem eu era porque eu deixei de me relacionar com quem eu me relacionava. É pra quem tem saudades do que foi ou do que se foi. O saudosista é aquele que olha pro passado e diz: “lá foi o melhor tempo da minha vida”. Ele tá vivendo, mas tá andando olhando pro passado... tá andando de costas, olhando pra trás. Em Eclesiastes 7: 10 Deus está dizendo pra não fazer essa pergunta, a de porque o passado foi melhor que o presente. Ela não provém da sabedoria, em outras palavras a bíblia diz que quem tem saudades do passado, vive uma vida de burrice. Agora, entenda que Deus não está dizendo pra você ignorar, esquecer teu passado. O passado é uma referência, é um testemunho de onde viemos, testemunho histórico de como Deus faz parte da nossa vida. Eu não posso é olhar pra ele, esperando que ele se repita no presente, porque não pode se repetir. O que temos é o hoje, o agora, e esse é o tempo pra ser feliz. O passado é um defunto e Deus não é Deus de mortos. Talvez você não esteja sabendo lidar com o hoje porque deixou gente preciosa pelo caminho. O melhor de Deus na tua vida não aconteceu no passado, vai acontecer no futuro, dependendo da tua postura no presente.

3) Só serei quem quero ser quando me relacionar com pessoas diferentes das quais me relaciono.
Esse é pra quem ainda sonha com o futuro. Sou como sou porque me relaciono com quem me relaciono. Portanto, muitos de vocês nunca serão quem sonham ser, por uma simples razão: não sabem perder! Tem medo da solidão. Não crêm que Deus vai honrar com a Sua promessa. Você sabe que tem amigos que não prestam, que não são bons maridos, bons filhos, boas esposas, são péssimos crentes, não contribuem em nada pra tua vida, mas você se acostumou a ele, ele te faz rir, ele é um passa tempo. Relacionamento não existe só pra passar tempo, existem para que nós nos enriqueçamos. Foi por isso que Deus criou a Eva quando Adão estava só. Ele não disse “vou arrumar um jeito de você rir, Adão”. Ele disse “far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea”, e se é uma ajudadora é porque não dá pra ser só. Então quando Deus constroe uma amizade e pra ajudar a pessoa a ser melhor do que já é. Minhas relações precisam ser com pessoas que sejam referência pra mim e gente para quem se possa ser referência também, onde haja troca,  comunhão. Então se você quer se tornar aquele que você é no coração de Deus, tem que aprender a perder. Nos dias de hoje ganha quem sabe perder. Na adversidade você é deformado da qualidade de adorador para murmurador. E importante entender o mover de Deus, as vezes é Deus que paralisa, mas não se entende porque não tem gente que ensine a fazer isso, pois só se compartilha as bênção e não as lutas. Muitas vezes se sente dores na vida, imensas, e se fala que é o diabo, mas é a produção de algo muito precioso da parte de Deus. Ele sabe o que tá fazendo, e isso pode até ser um grande livramento. No lugar da vergonha, Deus quer lhe dar dupla honra. Deus tem um plano de um futuro de paz pra você. Deus não precisa de você, mas Ele conta com você. Agora pra Deus usar você, você vai ter que abrir mão de alguns relacionamentos. O que Deus prometeu pra você tá de pé, agora Ele só libera quando você estiver preparado pra Sua promessa. Deus só libera a proporção da nossa capacidade de receber. Deus é pão, e Ele só se dar a proporção da nossa fome.

Conclusão
Deus é Deus de relacionamento e não de religião. Isso significa que relacionamento é chave pra se conseguir ser o que Deus quer que sejamos, aquilo que está em Seu coração. Portanto é preciso cuidar dos relacionamentos, pois eles implicarão consideravelmente na condição de futuro de cada um. Que Deus possa lhe dar o direcionamento necessário para construir amizades que tenham profunda influência positiva  em sua vida, ajudando seu desenvolvimento em todas as áreas. Lembre-se: Sou como sou porque me relaciono com quem me relaciono, deixei de ser quem eu era porque deixei de me relacionar com quem me relacionava e por último, só serei quem quero ser quando me relacionar com pessoas diferentes das quais me relaciono. Deus te abençoe!
Autor: Pr. A. Junior, MCN. Síntese de uma mensagem do Pr. Neil Barreto (RJ).
Voltar